domingo, 29 de abril de 2012

Indicativo de greve na UERN e o início das aulas

Na quinta-feira passada, 26.04, foi votado em assembléia dos docentes um indicativo de greve agendado para o próximo dia 02 de maio. Esse indicativo ainda não configura a deflagração do movimento grevista, mas agenda uma nova data, o dia 02, para a assembléia reunir-se  e deliberar sobre o início ou não da greve. Ainda não é possível dizer se aulas irão de fato iniciar nessa mesma data. A cautela pede que aguardemos até a quarta-feira, quando então tornaremos pública a retomada ou prorrogação de nossas atividades letivas.
No dia 02, à tarde, comunicaremos via blog, twitter e e-mail a confirmação ou cancelamento do início de nossas atividades no curso de Ciências da Religião. 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

II Seminário Epistemológico, na UFRN - Programação

Começa amanhã o II Seminário Epistemológico de Estudos da Religião.

Ainda é possível se inscrever! Consulte o site do evento.

Programação do Evento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
GRUPO DE PESQUISA: MYTHOS-LOGOS
26/04/2012
9hs – Credenciamento
14hs – GT´s- Auditórios A, B e C no CCHLA
18hs – Lançamento do Livro: De Santas e Festas: Ana, Luiza, e Apresentação - Autora: Elaine Savalli
Local: BCZM
19hs – Palestra de Abertura- Auditório da Biblioteca Central
Prof. Dr. Ronaldo Almeida (Unicamp) - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Campinas, Coordenador do PPGAS-Unicamp e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Tem experiência na área de Antropologia da Religião e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, pentecostalismo, cidade e pobreza.
27/04/2012
9hs – Mesa Redonda: Religiosidade engajada vs Religiosidade escapista- Auditório B no CCHLA
Participantes:
Profa. Dra. Irene de Araújo van den Berg (UERN) - possui graduação em Ciências Sociais (2000), mestrado em Ciências Sociais (2003) e doutorado em Ciências Sociais(2010), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte atuando com ensino, pesquisa e extensão em projetos de interface entre Ciências Sociais e Educação. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Religião e atua principalmente nos seguintes temas: religião, etnografia, tradição, cultura popular, movimento carismático e Ensino Religioso.
Prof. Dr. Carlos André Macedo Cavalcanti (UFPB) - Professor Doutor Associado da UFPB desde 1991, onde atua no ensino e na pesquisa nos níveis de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Ciências e de História das Religiões. Leciona e publica em: Ciências das Religiões, História das Religiões, Teoria do Imaginário e História Moderna. Orientações e projetos de pesquisa são delimitados teórica e tematicamente por: Teoria do Imaginário (Gilbert Durand), Ciência(s) da(s) Religião(ões), Sociologia Compreensiva (Max Weber), Análise conceitual da Intolerância e História/Historiografia da Inquisição Moderna (Sonia Siqueira). É líder do Grupo Videlicet de Estudos sobre História das Religiões, Intolerância e Imaginário (CNPq). É coordenador de Educação Superior do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso -Fonaper. Tem Mestrado (1990) e Doutorado em História pela UFPE (2001) com Dissertação e Tese em História das Religiões/ História da Inquisição.
Prof. Dr. Sergio Sezino Douets Vasconcelos (Unicap) – Doutor em Teologia. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1989), graduação em Teologia – Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese da Paraíba Centro de Estudos (1992) e doutorado em Teologia Católica –Westfälische Wilhelms Universität Münster/ Alemanha (1999). Atualmente é professor assistente III da Universidade Católica de Pernambuco e coordenador do Programa de Mestrado em Ciências da Religião. Tem experiência nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, atuando, principalmente, nos seguintes temas: sincretismo afro-brasileiro, religião e cultura, religiões afro-brasileiras, teologia da libertação e religião e identidade.
14hs – GT´s Auditórios A, B e C no CCHLA
19hs – Palestra- Auditório B no CCHLA
Profa. Dra. Roberta Bivar Carneiro Campos (UFPE) - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Antropologia Social - University of St. Andrews (2001). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora e vice líder do Núcleo de Pesquisa sobre Religiões Populares do PPGA da mesma universidade, e membro da comissão editorial da Revista Anthropológicas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em emoções, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, cultura e identidade, emoções, teoria antropológica, corpo e sociedade.
28/04/2012
9hs – Palestra- CEMURE - Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves Av. Coronel Estevam, nº 3.705, Bairro Nossa Senhora de Nazaré, Natal – RN- Próximo a Rodoviária
Gedeon Freire de Alencar (PUC – SP) - Possui mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), atualmente é doutorando em Ciências da Religião na PUC - SP, na linha de pesquisa Religião e Sociedade com concentração em religião e transformações sociais. Também é diretor pedagógico do Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos - ICEC -SP

segunda-feira, 23 de abril de 2012

II Seminário Epistemológico de Estudos da Religião - UFRN

Estão abertas as inscrições para o II Seminário Epistemológico de Estudos da Religião, que nessa edição tem o tema Espiritualidade e Vida Social. O evento acontece na UFRN, esta semana, nos dias 26 e 27. Além disso, o seminário contará com algumas atividaes no sábado 28, na Comunidade de Felipe Camarão. As inscrições podem ser feitas via SIGAA no endereço eletrônico disponível na aba de eventos deste blog. Os interessados em participar como ouvintes deverão pagar taxa de inscrição no valor de R$10,00 e aqueles que irão apresentar trabalhos devem recolher taxa de R$20,00. Nesta segunda edição, o evento demonstra o processo de consolidação das atividades de pesquisa do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos, coordenado pelo Prof. Orivaldo Pimentel e traz estudiosos importantes que estudam o Fenômeno Religioso no Brasil. Vale a pena participar!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Matrículas de 2ª Chamada acontecem amanhã, 20 de abril de 2012

As matrículas para os candidatos aprovados no PSV 2012 para o curso de Ciências da Religião (2ª chamada) acontecem amanhã, 20 de abril de 2012, no Campus da Airton Senna. Os horários para efetuar matrícula são manhã (07h30min às 11h) e noite (19h às 21h). Os candidatos deverão apresentar documentação exigida em edital de matrícula.