O evento “A Presença Judaïca no Nordeste Brasileiro” a ser realizado no dia 03/11 na UFRN irá apresentar resultados de pesquisas recentes sobre o marranismo, a Inquisição no Brasil e o “retorno” de descendentes de cristãos-novos para religião judaïca. De fato, o Nordeste do Brasil aparece como o principal cenário das recomposições religiosas e identitárias em torno da herança judaica que se situa entre memória e esquecimento. Dois especialistas da questão irão debater com antropólogos, historiadores e interessados: Nathan Wachtel e Anita Novinsky.
Americanista e precursor das aproximações entre história e antropologia, Nathan Wachtel produziu, ao longo dos anos, uma consistente produção bibliográfica que se impôs rapidamente como uma referência obrigatória sobre as questões relativas à Inquisição, memória e identidades coloniais na América do Sul. Anita Waingort Novinsky, diretora do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo, desenvolveu trabalhos pioneiros sobre a História Colonial e, especialmente sobre os processos oriundos do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição.
Inscrição com direito a certificado no www.sigaa.ufrn.br (extensão)
Mais informações:
Telefone/Ramal: (84)33422242
http://www.posgraduacao.ufrn.br//ppgas
ESTE BLOG SERÁ DESATIVADO EM BREVE............. ...................ACESSE O NOVO SITE DO CURSO: http://natal.uern.br/cienciasdareligiao/ ............ Esta é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Seu objetivo é disponibilizar um canal de divulgação do curso e de suas ações, tais como, projetos, pesquisas, trabalhos, atividades e eventos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário