terça-feira, 8 de outubro de 2013

Evento na CIENTEC 2013 - UFRN

Durante a CIENTEC 2013 - UFRN estará acontecendo o Seminário sobre práticas religiosas, culturas populares e reconhecimentos da diversidade, no dia 22 de outubro. Nessa programação teremos em discussão temas importantes e oportunos que se relacionam com as Ciências da Religião. Para os interessados segue abaixo uma sinopse do evento e o link para a realização das inscrições eletrônicas que dará direito à certificação.


CIENTEC 2013
22 a 25 de outubro - UFRN


SEMINÁRIO

Sobre práticas religiosas, culturas populares
e reconhecimentos da diversidade
 
22 de outubro, Auditório B do CCHLA

Coordenação:
Prof. Dr. Edmundo Pereira
Prof.ª Dra. Antoinette Madureira

O seminário organizado pelo Grupo de Estudos sobre Culturas Populares da UFRN tem por objetivos: tanto apresentar parte das produções por este desenvolvidas; quanto trazer reflexões sobre o que podemos aprender com ambos os campos, não só do ponto de vista da formação dos estudos sociais no Brasil, mas também do ponto de vista mais amplo enquanto modos de conceber, produzir e perceber a vida. O grande campo das religiões e as culturas populares lembram-nos constantemente que distintas epistemologias e processos de transmissão de conhecimento podem ser operacionalizados para dar conta dos processos cotidianos, das ciências aos saberes populares e étnicos.
 
Esta aproximação a estes campos de estudo tanto traz reconhecimentos de valores e inventos socioculturais de diversos segmentos sociais, grupos e comunidades, quanto consciência dos limites das políticas governamentais e de certas éticas frente à promoção e respeito à diversidade sociocultural em toda sua abrangência. 
 
Ao final, objetiva-se promover a difusão de conhecimento baseado em sólidos processos de pesquisa, que tanto intentam apresentar a público mais amplo as características e complexidades das religiosidades e culturas populares praticadas no Brasil, quanto levá-lo a refletir sobre a diversidade sociocultural brasileira como valor e conquista cotidiana de grupos e comunidades.  

MESA 1
O que podemos aprender com as Culturas Populares?
Coordenação: Prof. Dr. Edmundo Pereira
14:00 – 17:00 hs
 
A expressão culturas populares dá conta de duas ordens de fenômenos: trata tanto de um amplo conjunto de processos sociais (das artes plásticas e técnicas de confecção, a gêneros narrativos, musicais, coreográficos e festas e folguedos), quanto de amplo campo de estudos interdisciplinares que vem se desenvolvendo ao longo de pelo menos dois séculos. No caso do Brasil, se confunde com a própria fundação de nossas ciências sociais e reflexões sobre a formação da cultura brasileira. É nos estudos de folclore e cultura popular em que encontraremos algumas das populações que compõe o mosaico cultural brasileiro sendo estudadas e tendo suas contribuições e especificidades realçadas. Nesse sentido, adentrar pelos estudos de culturas populares tanto traz lições para entender o Brasil em seus processos de formação e riqueza sociocultural, quanto para entender por que pensamos o Brasil de certa forma e quando queremos apresentar algo de nossa brasilidade recorremos a certos símbolos e manifestações socioculturais.
Partindo de trabalhos de pesquisa densos, a mesa tem o objetivo de apresentar a público amplo esse rico campo cultural e de estudos através dos seguintes temas em particular: as características e adaptações sofridas pela produção oleira em contextos de mercantilização; a produção da classificação de gêneros musicais ao longo de gerações de pesquisadores; e, já em contextos transnacionais, os múltiplos usos de repertórios culturais para produção de identidades tanto locais, quanto para além da região e da nação.
 
 
Participantes: 
 
Maria José Alfaro FreireTradição, turismo e identidade no Vale do Colca (Peru)
Nilton Xavier BezerraApreciações sobre o fazer artesanal no Rio Grande do Norte
Elisa Paiva de AlmeidaO que podemos aprender sobre o “folclore nordestino” com o “folclore de Toulouse”?
 
 
MESA 2
O que podemos aprender com a comparação entre religiões?
Coordenação: Prof.ª Dra. Antoinette Madureira
19:00 – 22:00 hs
 
O campo religioso brasileiro, nos anos recentes, tem sido lugar de novas maneiras de sociabilidade e arranjos culturais, o que inclui novas intolerâncias. Neste contexto de conflitos e disputas por mercados religiosos, ataques constantes buscam vulnerabilizar particularmente as religiões de matriz africana no Brasil, o que convoca os pesquisadores a ampliarem e sofisticarem suas análises, buscando apanhar as especificidades destes fenômenos e suas implicações na esfera política, mais particularmente no âmbito do Estado e das políticas de igualdade racial. A mesa se propõe a apresentar e discutir modalidades de religiosidade popular, buscando efetuar um esforço de comparação a partir deste contexto de marcada desigualdade no campo religioso brasileiro, onde a laicidade das instituições é atravessada por diferentes pertencimentos e exclusões religiosos.
 
Participantes:
 
Irene de Araújo van den Berg Silva - Integração e conflito em santuários populares
Hélcio PachecoTrajetos em busca de um santo em Portugal: olhares às práticas religiosas em Natal e Lisboa
Maria das Graças de Oliveira Costa RibeiroO discurso herético versus o discurso ortodoxo nas cartas dos devotos para o padre Cícero

Lidiane Alves da Cunha Memória de Mulheres Sábias

Nenhum comentário:

Postar um comentário