Espaços pedagógicos
Referem-se a espaços de apresentação e desenvolvimento de conteúdos curriculares previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER) em diálogo com os Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento da Educação Básica (MEC). A intenção principal é atender a seguinte questão: Como desenvolver metodologicamente o tema "x" nas aulas de Ensino Religioso articulado com os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento na educação básica?
Metodologicamente, trata-se de oferecer uma breve introdução teórica sobre o conteúdo enquanto um direito à aprendizagem, apresentando possíveis caminhos de como desenvolvê-lo em sala de aula, tendo em vista a diversidade cultural religiosa de perspectiva indígena, africana, oriental, ocidental/semita e movimentos não religiosos. Ao final, sugere-se oportunizar momentos de debate entre os participantes e a criação/produção de algum recurso pedagógico (símbolo, cartaz, música, cena teatral, jogral, slides...) que represente/sintetize as discussões realizadas no espaço pedagógico para ser socializada no grande grupo.
Os Espaços pedagógicos acontecerão na tarde do dia 07 de novembro, de forma concomitante, em 11 salas de aulas, das 14h00 às 16h30. Das 17:00 às 18:00, ocorrerá uma breve socialização das discussões realizadas nos grupos. Os participantes do evento serão subdivididos segundo seu interesse pelo tema.
Critérios usados para indicação dos coordenadores dos minicursos:
Critérios usados para indicação dos coordenadores dos minicursos:
- Conhecimento dos PCNERs, da concepção de ER defendida pelo FONAPER e dos Direitos à Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Básica.
- Professores de educação básica ou pesquisadores na temática indicada;
- Prática educativa que aborde de forma contextualizada a perspectiva indígena, africana, oriental, ocidental/semita, além dos movimentos não religiosos, de modo a assegurar o acesso à conjunto de conhecimentos religiosos produzidos pelas culturas e tradições religiosas.
Espaços Pedagógicos:
- Músicas e Ritos Religiosos
- Cinema e Ensino Religioso
- Espaços e territórios sagrados
- Mídias e Ensino Religioso
- Alteridade, diversidades e Ensino Religioso
- Bullying e Ensino Religioso
- Direitos humanos e Ensino Religioso na escola
- Gênero, religiosidades e Ensino Religioso
- Alimentos e indumentárias sagradas no Ensino Religioso
- Jogos e brincadeiras no Ensino Religioso
- Artes Cênicas, ludicidade no Ensino Religioso
- Ensino Religioso e os Direitos à Aprendizagem nos anos iniciais
- Ensino Religioso e os Direitos à Aprendizagem nos anos finais
Nenhum comentário:
Postar um comentário