quarta-feira, 30 de março de 2011

Histórico do curso

O Curso de graduação em Ciências da Religião, na modalidade licenciatura, tem uma história recente na estrutura da UERN, conforme a resolução 34/2001 do CONSEPE/UERN que institui a criação do respectivo curso vinculando-o à FAFIC.
A oferta desta graduação foi resultado da convergência de vários fatores, dentre os quais se destaca especialmente a carência na formação de professores para atuar no Ensino Religioso. Essa demanda tornou-se ainda mais evidente a partir da vigência do parecer 97/99 do CNE, o qual incumbe os sistemas estaduais da gestão na oferta da disciplina, além de responsabilizá-los pela formação e admissão dos professores para suprir os quadros da rede pública. A associação desses fatores tornou inevitável a proposição de um curso que pudesse formar esses profissionais.
Contando com a colaboração do ITEPAN, através de convênio celebrado com a UERN, a graduação em Ciências da Religião começa a ser oferecida nas dependências daquele instituto, cujo histórico na oferta de curso livre de teologia contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do curso embrionário. Com a criação da citada licenciatura, seria lançada a primeira semente do Campus de Natal – CAN -, cuja consolidação se daria alguns semestres depois com a oferta de outros três cursos que hoje compõem essa unidade acadêmica. Com a instituição do Campus de Natal os cursos antes vinculados aos departamentos acadêmicos do Campus Central passam a estar subordinados à estrutura administrativa do CAN.
Passados dez anos desde sua abertura o curso já formou vários profissionais, muitos dos quais já devidamente habilitados prestaram concursos para a carreira do magistério no ensino básico, obtiveram aprovação e hoje atuam na rede pública de educação. A partir de 2011 o curso começa a funcionar provisoriamente nas dependências do Complexo Cultural de Natal (CCN), estrutura subordinada à administração da UERN, e deverá num futuro próximo se deslocar para as instalações definitivas da Universidade que estão sendo construídas em terreno contíguo ao CCN.
O curso foi submetido ao processo de reconhecimento por parte do Conselho Estadual de Educação em 2006. Da avaliação realizada pela comissão de verificação decorreram algumas implicações detalhadas no parecer final e cujo teor foi um dos pilares que nortearam os debates para a reformulação curricular produzida ao longo do ano de 2007. A partir desse ano novas bases de orientação passam a reger o currículo e o curso assume uma roupagem conectada com as novas regulamentações que normatizam as licenciaturas em âmbito nacional.

(Texto adaptado do Projeto Pedagógico do Curso, 2008, p.23)

Um comentário:

  1. PARABÉNS!!! Estávamos precisando de algo assim: simples, didático, informativo e esteticamente bem feito. Temos que mostrar ao mundo o que temos de melhor.

    ResponderExcluir