quinta-feira, 23 de maio de 2013

III Seminário de Integração Universitária - Palestra de abertura

A abertura do III Seminário de Integração contou com a apresentação da Cia Corpus Dançantes que apresentou a coreografia Coco de Roda e em seguida o poeta Paulo Varela prestigiou a todos os presentes com uma bela poesia sobre os costumes do sertão antigo.
Na palestra de abertura o prof. Dr. Luiz Assunção(UFRN) explorou a intrínseca ligação entre a formação teórico-acadêmica e as relações de aprendizagem e conhecimento que se processam com e entre os sujeitos no campo de pesquisa.
Em sua fala, o professor resgatou aspectos importantes de sua trajetória como pesquisador no campo das religiões afro-brasileiras no nordeste e, em especial, em Natal, registrando de forma enfática alguns dos pais e mães de santo que constituem personalidades de referência para a tradição das casas e terreiros na cidade.
Para Luiz Assunção, um dos grandes desafios ao se pesquisar as religiões é conseguir construir um diálogo profundo e autêntico entre os saberes teóricos da ciência e os conhecimentos tradicionais oriundos das experiências vividas no plano da cultura e das relações humanas.


 


2 comentários:

  1. Parabéns, Irene e demais colegas e estudantes,

    Este evento abriu com chave de ouro nosso ano letivo!

    Abraço do Pedra

    www.pedradosertao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. valeu pela iniciativa e pel luta valorrosa de reconhecimento diario de nosso curso sao essas ações e outras mais que enriquecem o nosso curso...

    ResponderExcluir