Título do projeto:
Saberes das práticas docentes no contexto do Ensino Religioso – diálogo multidisciplinar entre práticas de leituras, memórias e experiências na construção de identidades docentes
Resumo:
Discutindo sobre a constituição das experiências e trajetórias de professores/as de Ensino Religioso, pretendemos analisar o discurso que revela os posicionamentos de professores/as ER da região metropolitana de Natal/RN sobre seus saberes e práticas, interpretando de onde se originaram e como se constituíram. Sob a perspectiva bakhtiniana, compreendemos as identidades docentes como construídas no interior das práticas discursivas, por isso lidaremos com os conceitos de alteridade, posicionamento e de saberes da docência para construir as análises dos dados. Esses dados serão coletados em filmagens de aula, entrevistas coletivas e em relatos pessoais de professores/as da rede pública da região metropolitana de Natal/RN, dando continuidade aos estudos iniciados por nós anteriormente que abordam os saberes de professores de ER (BENEVIDES, 2007, 2009, 2011, 2012). A pesquisa apresenta ainda a interface com os estudos sobre identidades culturais, destacando aqui, as identidades de professores Nóvoa (2007) e as pesquisas da área do ER Junqueira (2002) em diálogo com as pesquisas sobre práticas de letramento (BARTON, 1994) e letramento literário (COSSON, 2009). Pretende-se analisar como posições identitárias são negociadas entre o que ée o que não é um/a professor/a de ER, principalmente depois da instauração do novo modelo de Ensino Religioso, situado dentro de práticas pluralistas e não-confessionais, incluindo nessas as práticas que se relacionam com a leitura literária. Também pretende-se interpretar as imagens que revelam as contradições quanto às práticas docentes construídas até pouco tempo atrás e que são anteriores às mais recentes – aquelas que exigem um/a docente formado em um curso de Licenciatura. Consideramos que os resultados desta pesquisa contribuirão para a compreensão da realidade da formação e da atuação docente na área de ER ao se descrever a atual situação desse/a docente, analisando a importância de uma política pública de formação inicial na área; de valorização desse/a profissional e de consolidação dos saberes necessários à uma prática pluralista vinculada aos conhecimentos das Ciências Humanas e Sociais.
Número de bolsistas:
02 (Um voluntário e outro com bolsa (UERN ou CNPq)
Forma de Seleção:
avaliação escrita com base nas informações de Benevides (2011) - solicitar via e-mail (cienciasdareligiaouern@yahoo.com.br)+ Entrevista
Seleção:
30.05.2012, às 18h, CCN
Critérios de avaliação:
será selecionado o candidato que tirar nota igual ou superior a 6.0. O primeiro colocado fica com a bolsa e o segundo, fica como bolsista voluntário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário