quinta-feira, 24 de maio de 2012

Seleção para bolsista - Projeto do Professor Daniel Bezerra de Brito

Título do projeto: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, HISTÓRIAS DE VIDA E VIVÊNCIAS: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO PESSOAL DO DOCENTE, 
RESUMO:

O Presente projeto é um prolongamento do estudo anterior sobre o relato verbal de docentes considerando histórias de vida pessoal e profissional e as articulações com suas práticas pedagógicas. Os resultados do referido estudo anterior apontaram estreitas relações entre as dimensões pessoais e profissionais. Sugeriu-se investigar os docentes em vivências corporais associadas aos relatos verbais, como fatores susceptíveis de contribuir para a formação pessoal do docente considerando a diversidade de significados dessas vivências e as relações que o corpo estabelece no processo pedagógico. Nos últimos anos vem crescendo o interesse pelas pesquisas sobre formação nos cursos de licenciatura considerando que a dimensão pessoal em processo vivenciado possibilita o conhecimento de si e dos outros, ainda pouco explorado nos conteúdos curriculares onde vivências corporais são raramente utilizadas. Trata-se de um estudo etnográfico com observação participante nas vivências objetivando identificar limites e possibilidades de contribuições das vivências corporais para a formação pessoal e profissional de acadêmicos da licenciatura em Ciências da Religião. Entrevistas semi-estruturadas versarão sobre seis temas: sensações de prazer; sensações de desconforto; contribuições para a vida pessoal e profissional, mudança de concepção relacionada ao corpo, relação entre corpo e religião e transformação pessoal. Autores como Nóvoa, Tardif, Lapierre, & Aucouturier, Merleau-Ponty, entre outros, contribuirão para a discussão de cada um dos temas deste projeto. Considera-se que as vivências práticas vão promover a dimensão pessoal possibilitando novas reflexões sobre medos, desejos, desafios e o reviver da história de vida, tendo em vista que o processo de formação profissional inicia-se principalmente nas interações afetivas desde a infância, na vida familiar e escolar.


DATA DA SELEÇÃO: 28.05.2012, ÀS 18h, no Complexo Cultural de Natal - CCN

Metodologia da seleção: Prova escrita

Conteúdo: O contéúdo para seleção é composto de elementos básicos da disciplina de metodologia da pesquisa e conteúdos elementares de formação e identidade docente, histórias de vida repassados nos grupos de estudo dos semestres anteriores e artigos (solicitar via e-mail do curso cienciasdareligiaouern@yahoo.com.br).
Critérios para candidatura do aluno:

1)Estar regularmente matriculado em curso de graduação e ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 7,0 (sete, o aluno deve apresentar o histórico).
2)Ser selecionado e indicado pelo orientador.
3)Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq.
4)Os alunos contemplados com bolsas não poderão ter vínculo empregatício e deverão dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e receber apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com a de outros programas do CNPq, de outra agência ou da própria instituição.

5)Estar cursando entre o 3º e 7º periodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário