RESUMO:
O
Presente projeto é um prolongamento do estudo anterior sobre o relato verbal de
docentes considerando histórias de vida pessoal e profissional e as
articulações com suas práticas pedagógicas. Os resultados do referido estudo
anterior apontaram estreitas relações entre as dimensões pessoais e
profissionais. Sugeriu-se investigar os docentes em vivências corporais
associadas aos relatos verbais, como fatores susceptíveis de contribuir para a
formação pessoal do docente considerando a diversidade de significados dessas
vivências e as relações que o corpo estabelece no processo pedagógico. Nos
últimos anos vem crescendo o interesse pelas pesquisas sobre formação nos
cursos de licenciatura considerando que a dimensão
pessoal em processo vivenciado possibilita o conhecimento de si e dos outros,
ainda pouco explorado nos conteúdos curriculares onde vivências corporais são
raramente utilizadas. Trata-se
de um estudo etnográfico com observação participante nas vivências objetivando
identificar limites e possibilidades de contribuições das vivências corporais
para a formação pessoal e profissional de acadêmicos da licenciatura em
Ciências da Religião. Entrevistas semi-estruturadas versarão sobre seis temas: sensações
de prazer; sensações de desconforto; contribuições para a vida pessoal e
profissional, mudança de concepção relacionada ao corpo, relação entre corpo e
religião e transformação pessoal. Autores como Nóvoa, Tardif, Lapierre, & Aucouturier, Merleau-Ponty,
entre outros, contribuirão para a discussão de cada um dos temas deste projeto.
Considera-se que as
vivências práticas vão promover a dimensão pessoal possibilitando novas
reflexões sobre medos, desejos, desafios e o reviver da história de vida, tendo
em vista que o processo de formação profissional inicia-se principalmente nas
interações afetivas desde a infância, na vida familiar e escolar.
DATA DA SELEÇÃO: 28.05.2012, ÀS 18h, no Complexo Cultural de Natal - CCN
Metodologia da seleção: Prova escrita
Conteúdo: O contéúdo para seleção é composto de elementos básicos da disciplina de metodologia da pesquisa e conteúdos elementares de formação e identidade docente, histórias de vida repassados nos grupos de estudo dos semestres anteriores e artigos (solicitar via e-mail do curso cienciasdareligiaouern@yahoo.com.br).Critérios para candidatura do aluno:
1)Estar regularmente matriculado em curso de graduação e ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 7,0 (sete, o aluno deve apresentar o histórico).
2)Ser selecionado e indicado pelo orientador.
3)Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq.
4)Os alunos contemplados com bolsas não poderão ter vínculo empregatício e deverão dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e receber apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com a de outros programas do CNPq, de outra agência ou da própria instituição.
5)Estar cursando entre o 3º e 7º periodos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário