sexta-feira, 25 de maio de 2012

Seleção de bolsistas - Profa. Irene van den Berg

Serão oferecidas 02 vagas, podendo ser remuneradas ou voluntárias de acordo com a avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa que divulgará os resultados em julho de 2012. O projeto iniciará suas atividades a partir de agosto de 2012.

Título do projeto:
Entre história e práticas: mapeamento de acervo sobre religiões e expressões religiosas no Rio Grande do Norte

Resumo do Projeto:
Objetiva produzir levantamento de acervo bibliográfico que aborda direta ou parcialmente temas relacionados a religiões e/ou expressões/práticas religiosas no Rio Grande do Norte, seja através da dimensão institucional, seja pela abordagem das diversas formas de expressar uma relação com o transcendente (festas, procissões, cultos, ritos, religiosidade, práticas curativas, cultos locais etc). Os dados da pesquisa propiciarão a construção de um banco de informações do conjunto de produções acadêmicas que abordam o fenômeno religioso no Rio Grande do Norte, do mesmo modo que viabilizará a realização de mapeamento dos temas investigados nesses estudos. Com isso, será possível analisar a escala de inserção acadêmica, no contexto de pluralidade religiosa, em relação à abordagem das diferentes tradições e expressões religiosas existentes na realidade potiguar. Na pesquisa deverão ser catalogadas as monografias, dissertações e teses dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências da Religião (UERN), História, Ciências Sociais e Antropologia (UFRN). Com a pesquisa será possível dar visibilidade às pesquisas sobre religiões e religiosidades no Estado, evidenciando de forma sistematizada a produção de trabalhos acadêmicos na área. Como produto final da pesquisa será disponibilizado, em meio digital e/ou eletrônico, o banco de informações construído, o qual deverá funcionar como ferramenta para tornar mais ágil e eficiente os processos de identificação e localização de referências para novos estudos nas áreas de interesse das Ciências da Religião.

Data da seleção: 31 de maio, às 18h, no CCN

Critérios para candidatura:
- Estar regularmente matriculado no curso;
- Não ter vínculo empregatício e ter disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades de pesquisa;

Seleção:
o aluno redigirá uma carta de intenções detalhando o que entende por pesquisa, quais suas expectativas em relação ao projeto e as suas intenções em se associar ao projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário