terça-feira, 26 de março de 2013

Jornadas de Ciências da Religião

A programação das Jornadas de Ciências da Religião contou com atividades bastante significativas no dia 25 de março.
 
Inicialmente, aconteceu a apresentação do projeto "Diálogo inter-religioso nas expressões das imagens numa perspectiva inclusiva",  desenvolvido pelos professores Francisco de Assis Lopes e Simône Linhares na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, instituição situada no Conjunto Parque dos Coqueiros.
 
O projeto integrou o Ensino Religioso com atividades associadas à imagem e fotografia e envolveu uma turma de estudantes do ensino fundamental, dos quais parcela considerável é aluno com necessidades especiais. A partir desse público o projeto teve como pilar uma dupla inclusão, a dos estudantes como necessidades especiais e também a inclusão digital.
 
No desenvolvimento do projeto foram realizadas oficinas de imagem e fotografia, aulas fora de sala para registro da escola e da comunidade/bairro, atividades de sensibilização e de leitura de imagens, montagem de exposição fotográfica e culminância com a participação de alunos, professores, direção da escola e famílias.




 
A apresentação do projeto mobilizou a comunidade acadêmica que ocupou a sala de videoconferência, demonstrando bastante interesse em conhecer um pouco mais sobre o projeto e as experiências do Ensino Religioso na prática escolar.
 


No intervalo entre as aulas aconteceu a apresentação montada pelos alunos do Componente Oficina de Ensino e Pesquisa VII, coordenado pelo prof. Daniel Bezerra de Brito, Intitulada Corpo e Formação. A atuação, embora singela e sem pretensões profissionais, foi belissimamente executada e contou com figurino a rigor, projeção de imagens e trilha sonora inquestionável, a música Romaria, de interpretada por Elis Regina.
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário