A programação de 26 de março contou com as atividades de exposição dos projetos PIBIC e a apresentação da coreografia Iemanjá.
Os docentes Daniel Bezerra de Brito e Araceli Sobreira Benevides coordenaram a apresentação dos projetos PIBIC em desenvolvimento no curso de Ciências da Religião que estão sob suas respectivas coordenações. Além dos professores os estudantes Waldicley Euflasino e Kalline Ladyanne também puderam mostrar o trabalho de pesquisa que vêm desenvolvendo em cada projeto.
Os projetos de pesquisa são instrumentos importantes para a dinamização das atividades no curso, mas também proporcionam aos estudantes a aquisição de novos horizontes de conhecimentos e através de experiências que são oportunizadas apenas num ambiente e direcionamento próprios ao processo de investigação.
O curso de Ciências da Religião tem desde 2009 o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Fenômeno Religioso e vem desenvolvendo desde essa data importantes projetos na área de educação, formação docente e identidade do Ensino Religioso. Em 2012 dois novos projetos foram agregados ao Grupo e com isso vem sendo possível explorar outras vertentes do conhecimento, dessa vez mais vinculado ao estudo do fenômeno religioso em si.
Os projetos desenvolvidos no curso podem ser consultados em link disponível nesse blog para consulta.
Na próxima semana, está programada uma atividade com a exposição dos demais projetos, coordenados pelo professores Genaro Camboim e Irene van den Berg.
Ainda durante à noite a comunidade acadêmica pode conferir mais uma bonita atuação dos alunos do componente Oficina de Ensino e Pesquisa VII, coordenado pelo professor Daniel Bezerra de Brito. A apresentação explorou o tema corpo e religião trazendo a temática dos orixás, notadamente Iemanjá, como eixo central. A coreografia foi montada pelo estudante do curso e também professor de dança Gevaldo Xavier. Além disso, o elenco contou com participação especial de integrantes do grupo de dança Corpus Dançantes, do Complexo Cultural de Natal.
Com as apresentações artísticas vem sendo possível perceber quão multifacetada pode ser a formação, bem como é possível estabelecer nexos de expressão para fazer comunicar o Ensino Religioso.
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